História

PLANTANDO AS SEMENTES

Em 2004 para dar início as ações culturais, a Valesul Alumínio S.A contratou um grupo composto por 4 arte-educadores para realizar 4 oficinas integradas de artes (Teatro, música, artes plásticas e literatura),  envolvendo 40 crianças e jovens da comunidade do Saquaçu, Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, este primeiro projeto foi da o nome de Oficinas viraemexe criações ecolúdicas. Esse trabalho culminou na abertura do Pequeno Teatro do Saquaçu e o início das atividades da Cia Teatro da Gente (nome escolhido pelas crianças participantes) numa sala cedida pela Asssociação de Moradores com a apresentação do espetáculo: “Imaginação. Uma Nação de Idéias”a cia seguiu o trabalho apresentando em espaços alternativos e teatros da cidade.

CULTIVANDO E COLHENDO OS FRUTOS

No ano seguinte esse grupo funda a Cooperativa de Dinamizadores de Arte e Cultura do Estado do Rio de Janeiro e em 2 anos recebe como doação da empresa, Vale sul Alumínio S.A, o terreno de 400 m2 onde implanta a Casa da Rua do Amor - Centro Cultural do Programa Arte na Rua, que numa parceria com a produtora ELS2 conquista o certificado da Lei Rouanet para a realização do Projeto Oficina de Criação de Espetáculos Cênicos de Santa Cruz com 13 oficinas de artes, a abertura de 400 vagas e a criação de 19 funções remuneradas para a comunidade no projeto, gerando os seguintes produtos: 2 cinecurtas , 1 CD de trilhas sonoras, e inúmeros espetáculos teatrais, realizando no final de 2009 o I Santa Cruz EnCena, um Mini-Festival de Teatro com 3 de seus espetáculos em parceria com a Casa Ser Cidadão e o Grupo Gerdau Cosigua, Desta maneira a Casa da Rua do Amor firma-se como importante pólo de oportunidades e desenvolvimento pessoal e comunitário desta região.

COOPERATIVA DE DINAMIZADORES + 7 PHOCUS CIA DE TEATRO = NOVA GESTÃO DO CENTRO DE ARTES CASA DA RUA DO AMOR

Em 2013 a 7 Phocus Cia de Teatro foi convidada por Luiz Vaz, presidente da Cooperativa de Dinamizadores de Arte e Cultura do Estado do Rio de Janeiro, para o desafio de fazer uma nova gestão no Centro de Artes Casa da Rua do Amor (fechado desde 2011 por não ter mais o patrocínio da ValeSul Alumínio). Nesse período o espaço estava sendo usado esporadicamente para eventos isolados e pequenos projetos. Sendo assim nasce uma nova equipe para a escrita de projetos e inscrições em editais para movimentação do Centro de Artes. Desde de 2014, quando a cia entrou para iniciar os trabalhos, já fomos contemplados com os seguintes projetos: JACUTUCOS II  - Edital do Instituto Rio, Ponto de Leitura e Acões Locais - Prêmios da Secretaria Municipal de Cultura.

O trabalho continua e o planejamento para 2016 já está sendo pensado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, precisamos do seu comentário para que possamos ter uma melhor visão do nosso trabalho! Obrigado!!